terça-feira, 4 de setembro de 2007

Entrevista com o Prof. Alessandro Lima

Por Wagner Moura













Se a TV e a música “carismatizaram” os católicos, coube à internet e seus artigos apologéticos “tradicionalizá-los”. É assim quando hoje se percebe que a rede mundial de computadores tornou-se rica fonte de sites em defesa da fé católica, com declarada influência do catolicismo mais tradicional.

No Brasil, foi pela internet que, a partir do final da década de 90, os católicos tradicionais, avessos a modernismos, encontraram espaço para a difusão de seus discursos e para a reafirmação da identidade tradicional da Igreja.

A Tradição ganhou prestígio na internet por meio de sites de professores afins com o catolicismo tradicional, de zelo pela missa tridentina (em latim, como se diz comumente), de espírito combativo às heresias protestantes e críticos de uma Conferência de Bispos que optou pelos pobres enquanto os pobres optaram por outras igrejas.

Dentre os sites de difusão da tradição da Igreja pode-se dizer que o Veritatis Splendor, com 5 anos de existência, é uma referência em consultas sobre doutrina e história do catolicismo. Isso foi possível por meio da fusão de cinco sites do gênero, união que resultou no atual site Veritatis Splendor.

Também merece destaque o fato de que parte de seus autores são egressos do protestantismo. É o caso de um dos principais fundadores de Veritatis Splendor, o Prof. Alessandro Lima, convertido ao catolicismo no ano 2000, após mais de uma década de vida no protestantismo.

Recentemente o Prof. Alessandro Lima deu início à missão de elucidar os internautas católicos sobre o Concílio Vaticano II, assunto de interesse renovado após a eleição do Papa Bento XVI. O professor também lançou o livro “O Cânon Bíblico ”, que trata de uma questão fundamental na experiência de conversão dele ao catolicismo.

Essas e outras questões polêmicas, relativas ao catolicismo, especialmente no Brasil, foram temas da seguinte entrevista com o Prof. Alessandro Lima, concedida em Brasília, Distrito Federal, terra natal de um dos apoligistas católicos referência na internet brasileira.

Clique aqui e LEIA a entrevista com o Prof. Alessandro Lima

Fonte: Blog O Possível e o Extraordinário

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente entrevista. Parabéns ao Prof. Alessandro Lima pelo brilhantismo da sua inteligência e pelo enorme bom-senso.